A contusão é uma lesão sem fratura dos tecidos moles do corpo. Ela é gerada pelo impacto mecânico de um agente externo sobre uma parte do corpo.
É comumente chamado de hematoma, “roxo”, equimose e galo.
É uma doença geralmente benigna. No entanto, pode ser acompanhado por uma lesão subjacente.
Causas das Contusões
O agente agressor lesiona o tecido mole no ponto de impacto, rompendo os pequenos vasos. O sangue é liberado e se infiltra nas proximidades, tais como a pele. Ao mesmo tempo, a inflamação que se segue, priva a chegada de oxigênio para a lesão. Esta asfixia é a causa da cor azul.
Um traumatismo mais sério também pode atingir os músculos ou tendões. A lesão das terminações nervosas provoca dor. As contusões mais sérias podem ainda atingir órgãos internos como o cérebro, fígado, baço, rins ou pulmões.
Os golpes causados por objetos contundentes causam principalmente, as equimoses. Elas ocorrem durante atividades esportivas, mas também em outras circunstâncias, como incidentes domésticos, escolares, profissionais ou até mesmo em acidentes de trânsito. A compressão suficientemente potente ou o bloqueio de uma parte do corpo também cria hematomas.
As mulheres são muitas vezes mais vulneráveis às contusões do que os homens, sendo as alterações hormonais a razão. O risco de contusões aumenta com a idade, sendo o efeito do envelhecimento dos vasos sanguíneos e da pele, que explica este fenômeno.
Diversos fatores expõem cada indivíduo às contusões, até mesmo o menor choque. Pessoas que não comem alimentos frescos e crus têm capilares frágeis e são mais susceptíveis a sofrerem contusões. O mesmo acontece com aqueles que possuem carência de vitamina C. Pessoas que não bebem água suficiente também são mais susceptíveis.
Doenças como a leucemia e outros cânceres, hemofilia, distúrbios da coagulação do sangue e afecções do fígado, também pode ser manifestados por contusões. Além disso, alguns medicamentos, como anticoagulantes, anti-inflamatórios, aspirina, aumentam o risco de ocorrência de uma contusão. Na verdade, eles agravam o sangramento de um órgão.
O tabagismo e a exposição à luz também enfraquece os capilares sanguíneos, favorecendo o surgimento de contusões.
Sintomas das Contusões
Geralmente causada por um trauma, a contusão pode aparecer espontaneamente. O primeiro sinal é a dor que é sentida durante o impacto. Apenas após o impacto, a área lesada fica inchada, vermelha e inflamada. A dor pode impedir a vítima de se movimentar normalmente.
A cor da pele torna-se arroxeada e não desaparece à pressão. Ao longo do tempo, ela fica amarelo-esverdeada e desaparece gradualmente.
A face e os membros são de longe os mais frequentemente feridos, fato de que eles são mais enfraquecidos pelo sol.
O hematoma no olho é caracterizado pelo “olho roxo”.
Em casos graves, o roxo da contusão pode estar associado a uma fratura óssea, uma entorse ou luxação, com feridas, dificuldade respiratória, perda de consciência ou hemorragia.
Diagnóstico das Contusões
Antes de tratar a contusão, o médico procura saber a causa do surgimento da contusão. Também questiona ao paciente sobre seus antecedentes médicos, assim como, sobre a existência de alguma doença e consumo de medicamentos.
O profissional de saúde examina cuidadosamente a lesão, os órgãos vizinhos, e até mesmo seu estado em geral.
O diagnóstico é confirmado por testes complementares, tais como exames de sangue, radiografias, tomografia computadorizada ou ultra-som.
Complicações das Contusões
As contusões geralmente, benignas cicatrizam espontaneamente. No entanto, a violência do trauma pode comprometer os tecidos adjacentes.
O choque no olho pode causar fratura dos ossos da face ou crânio, lesão cerebral e problemas visuais que podem levar à cegueira.
A lesão aos órgãos gera hemorragia interna que é sempre fatal.
Note que, o vômito da criança 15-20 minutos após um choque deve preocupar os pais.