Cifose

cifose

A coluna vertebral, vista na lateral, possui quatro curvaturas fisiológicas, ou seja, constitucionais: lordose cervical, cifose torácica, lordose lombar e cifose do sacro (osso que compõe a bacia e permite a conexão do tronco com os membros inferiores).

A cifose torácica normal possui 20-40 graus de inclinação. No entanto nos casos em que há acentuação da cifose observa-se a hipercifose, popularmente conhecida como cifose, que pode estar associada a doenças como dorso curvo postural, dorso curvo juvenil (doença de Sheuermann) e doenças reumatológicas da coluna. Na hipercifose ocorre o curvamento na região da cifose torácica, o que provoca uma corcunda nas costas. A apresentação clínica da hipercifose é variável dependendo do tempo da vida no qual se iniciou a deformidade e do agente causal. No caso do dorso curvo juvenil pode ter incidência de até 8% da população.

Causas

A causa mais comum da cifose é idiopática, ou seja, não esclarecida até o presente momento. Geralmente inicia o quadro durante a adolescência e por isso é chamada de dorso curvo juvenil. Há teorias que associam esta doença à postura, herança genética no entanto sem definições concretas. Outra causa bastante comum é a hipercifose pós evento traumático como sequela de fratura vertebral, por exemplo.

Dentre as causas menos comuns da cifose estão Infecção, mal formações congênitas, doenças neuromusculares, tumores e doenças reumatológicas como espondilite anquilosante.

Fatores de risco

Pouco se sabe dos fatores evitáveis que podem causar a hipercifose idiopática. A postura ainda é muito discutida como fator causal de cifose, no entanto não há nenhuma comprovação científica bem estabelecida sobre o assunto.

Sintomas de Cifose

A cifose de causa idiopática não costuma causar dor. A primeira queixa dos pacientes é de caráter estético, e muitas vezes esta deformidade inicialmente é atribuída pelos pais e familiares à falta de postura do paciente levando a um diagnóstico tardio.

A dor quando presente encontra-se no ápice da deformidade, normalmente sem irradiação, de baixa intensidade que pode aumentar durante a prática esportiva. Não é comum ter dor noturna que se presente representa um sinal de alerta importante.

Expectativas

O tratamento da cifose visa o controle adequado e acompanhamento da doença. Nos casos de cifose secundária o tratamento do fator causal é fundamental para o sucesso do tratamento.

Complicações possíveis

As complicações mais comuns da cifose são dor tardia, anos após o estabelecimento da deformidade, e que pode estar relacionada ao processo degenerativo dos discos intervertebrais e estruturas adjacentes após longo tempo adaptativo à biomecânica da coluna torácica hipercifótica. Outra complicação que deve ser acompanhada de perto como citado anteriormente é a limitação da função pulmonar devido à deformidade

http://www.minhavida.com.br

Deixe uma resposta