Gota

gota

A gota é uma doença reumática que geralmente afeta as articulações, geralmente a base conjunta do dedão do pé em 75% dos casos. Esta condição, frequentemente crônica, é caracterizada por inflamação grave da articulação que muitas vezes provoca dor muito forte. A gota é uma forma de artrite. A dor causada por esta doença é muitas vezes atroz.

A principal causa da gota são os elevados níveis de ácido úrico no sangue (acima de 6,8 mg/dL, sem solubilização de ácido úrico). Esta molécula viaja através da corrente sanguínea e, em seguida, se acumula nas articulações na forma de cristais, o que provocam uma reação inflamatória e dor severa.

A gota é mais frequente em homens, particularmente após os 40 anos, no entanto, pode acometer em mulheres, sobretudo após a menopausa (que começa em média aos 51 anos).

Nos últimos anos, foi observado um aumento significativo no número de casos nos EUA e no Reino Unido, em parte por causa da junk food (alimentos com alto teor calórico, mas com níveis reduzidos de nutrientes), que causa obesidade e diabetes (veja as causas da ligação entre diabetes e gota). Em outros países também houve um aumento acentuado no número de casos. O envelhecimento da população nos países industrializados também explica o aumento da prevalência desta doença.

Outros fatores podem explicar este aumento de casos, como tomar medicamentos anti-hipertensivos (estes podem promover a gota através do aumento do ácido úrico).

A elevação do ácido úrico no sangue pode se dar por conta de defeitos genéticos que levam a um aumento em sua produção. Outro motivo que o mantém elevado no sangue é a incapacidade dos rins em excretar a substância. Outros fatores como dieta rica em carnes e frutos do mar, ingestão abusiva de álcool e o consumo de alguns medicamentos, podem elevar os níveis de ácido úrico e desencadear a artrite gotosa.
Quando não tratada, a gota pode se complicar causando cálculos renais e deposições de cristais de ureato de cálcio sob a pele.

Para fazer um diagnóstico preciso, o médico deve fazer uma punção na articulação. A presença de cristais de ácido úrico confirma a presença da gota.

Trata-se frequentemente de uma doença crônica. Quando uma pessoa para de tomar a medicação e/ou para de manter uma dieta adequada (sem álcool, sem carne, por exemplo), verá muitas vezes as crises de gota reaparecerem.

O tratamento pode ser curativo para as crises de gota, com medicamentos como anti-inflamatórios e colchicina, ou preventivo, com o uso de alopurinol.

Algumas plantas medicinais, como cerejas, bétula, café e folhas de urtiga podem ajudar no tratamento.

Para o paciente que já sofre de gota ou tenha propensão a desenvolver a doença, algumas dicas podem ajudar a prevenir, como reduzir a ingestão de bebidas alcoólicas, maneirar no consumo de carnes, ingerir bastante líquido e controlar o peso.

3 boas dicas para gerenciar adequadamente a gota
1.
Ter uma dieta e um estilo de vida saudável (praticar exercícios, dieta equilibrada, etc.)
2. Coma alimentos que são saudáveis para você e baixos em purinas.
3. Tome seus medicamentos.

Fontes: American College of Rheumatology de 2015

https://www.criasaude.com.br/N2320/doencas/gota.html

Deixe uma resposta