Localizado na coxa entre o quadril e o joelho, o fêmur é o osso mais longo, volumoso e resistente do corpo humano, além do mais, o fêmur é constituído por uma diáfise (haste longa do osso), duas epífises, extremidades alargadas por meio das quais se articula proximalmente com o osso do quadril e distalmente com a patela e a tíbia.
Embora seja um osso longo e resistente, você sabia que o fêmur pode sofrer com os esforços físicos que fazemos no dia a dia? E esse sofrimento pode causar graves danos à saúde do indivíduo, o que chamamos de fratura no fêmur.
As fraturas de fêmur pode ocasionar-se devido a traumas, acidentes, fragilidade muscular e em pessoas que sofrem de osteoporose. A osteoporose é uma doença que causa o enfraquecimento dos ossos, aumentando assim os riscos do indivíduo ser vítima de qualquer fratura, como por exemplo, a fratura do fêmur. A osteoporose é muito comum em idosos.
Sintomas das fraturas do fêmur:
- Dificuldades de ficar em pé;
- Dores ao se abaixar;
- Fisgadas nas pernas;
- Dores ao fazer movimentos simples;
- Dores lombares.
Embora a pessoa não tenha sofrido quedas e nem um tipo de acidente e venha sentir os sintomas citados na região do fêmur, é importante que essa pessoa procure um médico para a realizar exames, às vezes pode ser tumores. Os tumores malignos quanto benignos podem afetar a região do fêmur e dependendo da gravidade, são retirados apenas com intervenções cirúrgicas.
Tipos de tratamento:
- Cinesioterapia;
- Ultrassom;
- Alongamentos;
- Exercícios de fortalecimento;
- Treinos de marcha.
Em casos de tumores em que a pessoa deve retirar o fêmur, existem as próteses que substitui o osso, neste caso o tratamento se torna diferente em relação ao tratamento convencional. As fraturas do fêmur se não forem tratadas adequadamente, podem comprometer os movimentos do indivíduo ou até mesmo o deixar paraplégico.
https://www.portaleducacao.com.br/enfermagem/artigos/51060/fratura-de-femur